top of page
  • Instagram

Contato

projetoconexoesurbanas@gmail.com

Porto Alegre, RS, Brasil
 

Siga-nos

  • Instagram
  • LinkedIn

O município de Canoas, gravemente atingido, teve 19 Escolas Municipais de Educação Infantil impactadas com perdas significativas e precisará reestabelecer estes espaços. Sabemos da importância que as escolas municipais desempenham frente à realidade social das crianças e seus cuidadores. Sabemos que a escola é um ponto de abrigo, afeto, apoio e segurança para muitas crianças e olhar para estes espaços é fundamental neste momento.

Os mapas nos mostram a mancha de inundação em Canoas e as EMEIs atingidas. Nas 19 escolas indicadas mais de 2.500 alunos foram diretamente impactados; 95% dos alunos residem na área atingida pela inundação – tornando ainda mais frágil o atual cenário.

Propomos neste momento a recuperação das bibliotecas dessas EMEIs, inicialmente em Canoas, entendendo que a recuperação desses espaços é fundamental enquanto instrumento de conexão humana, aprendizado, interação e trocas afetivas. O livro será um potente instrumento neste processo de reconexão das crianças com os espaços da Escola e da Cidade.

Nossa proposta é entregar um novo espaço para a descoberta e interação - um convite para a (re)ocupação: 19 módulos-bibliotecas abastecidos com um acervo de literatura infantil para ajudar na reconstrução das EMEIs atingidas. Os módulos, que serão executados e instalados nos pátios das escolas, tiveram o projeto desenvolvido no Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo UniRitter Canoas, coordenado e supervisionado pela Prof. Arq. Raquel Daroda e alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo.

Leitura e Afeto

Construindo Conexões

O projeto está estruturado em 3 etapas:

  1. Buscamos aporte financeiro para viabilizar a execução e instalação dos módulos nas EMEIs (conforme projeto) e garantir um kit de livros com literatura de qualidade e orientada ao desenvolvimento da faixa etária atendida (primeira infância) contando com a curadoria da Ama Livros.

  2. Através da campanha “(RE)VIVER: Leitura e Afeto” buscamos escolas da rede privada para nos apoiar na campanha de arrecadação e doação de livros infantis, ajudando a abastecer os módulos-bibliotecas.

  3. Precisaremos de voluntários: escritores, ilustradores, contadores de histórias, artistas e toda a sorte de pessoas que quiser nos ajudar a tornar o dia da entrega desse módulo nas escolas um dia especial, cheio de afeto e sorrisos!

Equipe 

Raquel Daroda

Professora, Arquiteta e Coordenadora do Projeto

Larissa Cavalheiro dos Santos

Discente

Cátia Leandro

Discente

Mariana Drosdowski

Discente

Apoio Institucional

(RE)VIVER

É diante do maior desastre socioambiental da história do Rio Grande do Sul (abril/maio 2024), noticiado no mundo inteiro e reconhecido como a maior tragédia natural da história do Estado, com 464 municípios atingidos (Defesa Civil), que o projeto (RE)VIVER surge como um caminho para reaproximar as crianças de espaços capazes de oferecer conforto e acolhimento.

Propondo reforçar a construção de um olhar atento para a infância, neste primeiro momento, queremos ajudar as Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) na sua reestruturação, entendendo que são espaços fundamentais de desenvolvimento e afeto. Nosso olhar, aqui está voltado para os espaços das escolas e para a relação das crianças com os livros infantis e a importância e potência deste instrumento para a construção do aprendizado e diálogo com as crianças.

bottom of page